você está em: home >> a rota

A Rota

Tripla dose em emoção com muita aventura, praia e ecoturismo. Assim é a Rota das Emoções, envolvendo paraísos naturais como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).
A Rota das Emoções, roteiro que liga três estados do Nordeste brasileiro, Ceará, Piauí e Maranhão, apresenta ecossistema variado, formando mares de ondas perfeitas, próprias para a prática do surf, windsurf, kitesurf, entre outros esportes náuticos. Toda a Rota das Emoções é envolta em muita aventura e a região bastante conservada virou roteiro obrigatório para os amantes do ecoturismo,do turismo de aventura e dos esportes ao ar livre.
Este roteiro integrado é resultado do Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização – 1ª edição,  implementado pelo SEBRAE e Ministério do Turismo. Desde 2005, lideranças locais, empreendedores e entidades trabalham unidos para o desenvolvimento integrado desta região. O SEBRAE tem trabalhado as comunidades ao longo da Rota das Emoções, valorizando sua cultura ensinando-lhes sobre a importância desse potencial turístico que é também uma forma de desenvolvimento das comunidades e sustento nos mais diversos ramos do turismo, sempre com um olhar na sustentabilidade e competitividade do produto no mercado nacional e internacional. Todos esses esforços contribuíram para que a Rota das Emoções, em 2009,  fosse eleita o Melhor Roteiro Turístico do país, concedido pelo Ministério do Turismo, durante o 4º Salão do Turismo, maior evento turístico da América Latina.

Visão de Futuro da Rota das Emoções

Ser um destino sustentável de referência nacional e internacional pelos seus produtos únicos, diferenciados,  que integra natureza, aventura,  esportes relacionados com vento e água, e cultura, num cenário de sol e praia.

Princípios Básicos da Rota das Emoções

  • Compromisso com o desenvolvimento sustentável   e  melhoria da qualidade  de vida das comunidades envolvidas.
  • Fortalecimento da governança local.
  • Efetivação do processo de integração em todas as instâncias.
  • Vivência de uma experiência de  grande significado ao turista.
  • Observância das políticas públicas nacionais, estaduais e municipais, voltadas para o turismo.

A Rota

Municípios da Rota das Emoções

  • Araióses, MA
    Coordenadas: Mapa
    Estado: MA
    Área: 1.596,1 km²
    População: 35.118 hab
    Densidade Demográfica: 19.7 hab/km²
    Principal Economia: Serviços
    Saiba mais:

    Com origem de aldeia indígena em 1767 até alcançar a condição de município em 1938, Araióses é um município maranhenses que faz parte do Pólo Delta das Américas. Encontra-se a 462 Km da capital do Maranhão (São Luís) e a 75 Km de Parnaíba (PI), é uma das cidades da micro-região do Baixo Parnaíba Maranhense que mais possui potencial para a atividade turística, em especial para o ecoturismo.

    Araióses é um lugar de paisagens naturais exuberantes que vão desde as dunas, lagoas e a flora, que se destacam com as suas palmeiras que complementam o aspecto de paraíso nas diversas ilhas encontradas no Delta do Parnaiba. Mas, em Araióses tem muito mais do que isso, rios, como Santa Rosa e Magu, compõem os balneários propícios para banhos e prática de atividades esportivas como canoagem e caiaque. E o artesanato não poderia faltar, de palha de carnaúba, madeira, cerâmica, ferro e tecido. Atrativo é o que não irão faltar para quem visitar esta cidade!

    Mais Informações: Onde Dormir   Onde Comer
  • Barreirinhas , MA
    Coordenadas: Mapa
    Estado: MA
    Área: 2.291,1 km²
    População: 39.669 hab
    Densidade Demográfica: 17,1 hab/km²
    Principal Economia: Turismo
    Saiba mais:  
    Mais Informações Onde Dormir   Onde Comer
  • Barroquinha, CE
    Coordenadas: Mapa
    Estado: CE
    Área: 383 km²
    População: 14.654 hab
    Densidade Demográfica: 38,3 hab/km²
    Principal Economia: Serviços, pesca artesanal
    Saiba mais:

    Onde Dormir  Onde Comer

  • Cajueiro da Praia, PI
    Coordenadas: Mapa
    Estado: PI
    Área: 283 km²
    População: 6981 hab
    Densidade Demográfica: 21,6 hab/km²
    Principal Economia: Pesca e Turismo
    Saiba mais:

    É um dos quatros município litorâneo do Piauí. Cidade simples e tranqüila, ideal para quem quer sossego. Tem como atrativos naturais suas praias primitivas, rios, mangues fauna e flora, livres de poluição e preservados da depredação humana. Tem como atração cientifica o Centro Peixe Boi de Pesquisa Biológica Marinha. E ainda estuda-se o comportamento do cavalo-marinho para possível visitação ao seu habitat natural sem depredação. Acesso pela PI-310, é possível fazer passeio em canoa a vela pelo riquíssimo estuário dos rios Timonhas e Ubatuba, bastando, para tanto, acertar previamente com os pescadores da localidade.

    Mais Informações: Onde Dormir  Onde Comer
  • Camocim, CE
    Coordenadas: Mapa
    Estado: CE
    Área: 1.157,5 km²
    População: 57.710 hab
    Densidade Demográfica: 50,7 hab/km²
    Principal Economia: Extração de sal marinho, Pesca e serviços
    Saiba mais:

    Camocim apresenta uma rica beleza natural, em uma extensão de 62 Km de praias com um cenário quase irreal pontilhado de coqueiros, falésias, manguezais, lagos e dunas de areia branca que deslumbram aos olhos visitantes. Neste paraíso, sol e vento movem ao longo de toda costa as canoas, típicas embarcações de pesca artesanal, criando o local ideal para prática de esportes de vento como o kitesurf e windsurf. Seu casario colonial, datado do século XIX, enriquece ainda mais este lindo cenário.

    É impossível não ficar paralisado contemplando a doce visão do Rio Coreaú banhando a Ilha do Amor, do manguezal que se perde entre as dunas, das canoas ariscas com velas multicoloridas saindo e voltando do mar, a Igreja Matriz, a Praça Pinto Martins com a estátua do aviador em tamanho real, a casa onde nasceu o mesmo e muitas outras belezas que só se encontram em Camocim.

    Mais Informações: Onde Dormir  Onde Comer
  • Chaval, CE
    Coordenadas: Mapa
    Estado: CE
    Área: 238 km²
    População: 13.348 hab
    Densidade Demográfica: 56,1 hab/km²
    Principal Economia: Serviços, extração de sal
    Saiba mais:

     

    Mais Informações:  
  • Cruz, CE
    Coordenadas: Mapa
    Estado: CE
    Área: 278 km²
    População: 22.044 hab
    Densidade Demográfica: 72,29 hab/km²
    Principal Economia: Agricultura, Pecuária, Comércio, Indústrias, Artesanato, Turismo
    Saiba mais:

     

  • Ilha Grande, PI
    Coordenadas: Mapa
    Estado: PI
    Área: 134,32 km²
    População: 8.656 hab
    Densidade Demográfica: 64,4 hab/km²
    Principal Economia: Serviços
    Saiba mais:

    Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Ilha Grande, pela lei estadual nº 4680, de 26-01-1994, desmembrado de Parnaíba (PI). Sede no atual distrito de Ilha Grande ex-povoado de Morros da Mariana. Constituído do distrito sede e instalado em 01-01-1997.

    Mais Informações: Onde Dormir  Onde Comer
  • Jijoca de Jericoacoara, CE
    Coordenadas: Mapa
    Estado: CE
    Área: 202 km²
    População: 16.659 hab
    Densidade Demográfica: 82,5 hab/km²
    Principal Economia: Artesanato, Pesca e Turismo
    Saiba mais:

     

    Mais Informações: Onde Dormir   Onde Comer
  • Luis Correia, PI
    Coordenadas: Mapa
    Estado: PI
    Área: 1.077 km²
    População: 24.253 hab
    Densidade Demográfica: 22,5 hab/km²
    Principal Economia: Agricultura familiar e Turismo
    Saiba mais:

    Luis Correia originalmente chamava-se Vila da Amarração, território piauiense que começou a ser povoado por volta de 1820. A cidade chegou a estar sob a jurisdição do Ceará, mas no ano de 1880, voltou a pertencer ao Estado do Piauí, após o governo deste reivindicar de volta seu território, e oferecer, em troca, dois importantes municípios piauienses. Foi o primeiro município do Piauí a alforriar escravos, por iniciativa de Joaquim Rodrigues da Costa, que em 1886, liberou os 14 negros de sua propriedade, este e o motivo da corrente quebrada que há em sua bandeira. Em 1935, o município passou a ser chamado de Luís Correia, em homenagem a Luís Morais Correia, nascido no Município, que foi escritor, jornalista, promotor público em Teresina e Parnaíba, Secretário da Fazenda do Ceará, Secretário de Polícia, Procurador no Piauí e Juiz Federal.

    Mais Informações: Onde Dormir  Onde Comer
  • Parnaíba, PI
    Coordenadas: Mapa
    Estado: PI
    Área: 435,56 km²
    População: 134.017 hab
    Densidade Demográfica: 307,7 hab/km²
    Principal Economia: Turismo, Agricultura, Industria, Extrativista, Pscicultura, Serviços
    Saiba mais:

    O português João Paulo Diniz chegou ao Piauí e foi pioneiro na fundação das charqueadas. Em 1758, chegou ao Piauí o português Domingos Dias da Silva, procedente do Rio Grande do Sul, trazendo grande fortuna em ouro e prata, vindo a estabelecer-se na margem esquerda do Rio Igaraçu, onde também fundou suas charqueadas. O lugar recebeu primitivamente o nome de PORTO DAS BARCAS, onde Domingos Dias da Silva construiu um vasto sobrado, conhecido por CASA GRANDE DE PARNAIBA, o qual atraiu para suas proximidades, outras construções. Atualmente, a cidade oferece uma boa estrutura de apoio ao turista, como bancos, serviços de comunicação, meios de hospedagem e de alimentação, além do Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João da Silva Filho. O patrimônio histórico de Parnaíba é rico, possuindo muitos prédios que contam a história da cidade. Entre eles, destacam-se: o Porto das Barcas, centro cultural e de serviços para o turismo; a União Caixeral, sociedade dos caixeiros viajantes, fundada em 1918; a Catedral de Nossa Senhora da Graça, fundada em 1770, localiza-se no centro da cidade, na Praça da Graça e é considerada um marco histórico na vida dos paraibanos; o Convento São Sebastião de Parnaíba, inaugurado solenemente em 1949, quando passou a abrigar o estudantado de teologia; a Paróquia de São Sebastião, inaugurada em 1942. Os casarões de Parnaíba representam os tempos áureos que a cidade viveu durante o período do início do século XVII até fins do século XIX. Entre eles, está o Solar dos Dias da Silva, conhecido como Casa Grande, que serviu de moradia para Domingos Dias e Silva. Outro casarão encontra-se na Rua Duque de Caxias, construído na mesma época e onde morou uma escrava jovem que passou os melhores anos de sua vida, em companhia de um nobre dono do referido casarão. O Casarão de Azulejos, construído no fim do século XVIII - considerado o século de maior desenvolvimento da Vila de São João - tem aspecto de soberania e nobreza e embeleza a artéria principal da cidade. Por mais de um século, a família James Frederich Clark residiu nesse casarão e logo depois, a família Septimus Clark. O estabelecimento comercial “Casa Inglesa”, um dos melhores da época, funcionou na parte térrea, por quase um século, depois de reformado.

    Atualmente, Parnaíba é principal cidade do norte do Piauí e a segunda maior do estado. Conhecida como Capital do Delta é uma influente área de prestação de serviços, notadamente no setor de turismo. Parnaíba fica a 320 Km de Teresina, a capital do Piauí. E destaca-se pela sua vida bucólica, com exuberantes paisagens, praias e lagoas. Preserva seus atrativos culturais e seu patrimônio arquitetônico. Entre eles o Porto das Barcas, antigo centro de importação do comércio exterior do início do século XX e que abriga hoje em seus armazéns – museus, exposições de artes plásticas, manifestações de danças e músicas típicas.

    Mais Informações: Onde Dormir  Onde Comer
  • Paulino Neves, MA
    Coordenadas: Mapa
    Estado: MA
    Área: 1.198,3 km²
    População: 11.994 hab
    Densidade Demográfica: 12,2 hab/km²
    Principal Economia: Serviços
    Saiba mais:

     

    Mais Informações: Onde Dormir  Onde Comer
  • Santo Amaro, MA
    Coordenadas: Mapa
    Estado: MA
    Área: 1.601,164 km²
    População: 11.693 hab
    Densidade Demográfica: 6,1 hab/km²
    Principal Economia: Agricultura, agropecuária e extrativismo
    Saiba mais:

    Santo Amaro é uma cidade que fica localizada há 212 quilômetros da capital maranhense e faz parte do Pólo Parque dos Lençóis. Sua história se destaca quando no século XVII, um grupo de jesuítas se instalou no município, fugindo da reforma do marquês de Pombal (Portugal). As fazendas Santo Inácio, Alegre e Santo Agostinho foram as primeiras instalações a receberem bois, ovelhas, cabras e cavalos, que os padres traziam. O líder dessas transações era um padre chamado Amaro que, mais tarde, deu nome ao lugar. O povoamento se deu com o intercâmbio de culturas entre índios e mercadores oriundos de diversas partes do mundo e de negros trazidos como escravos, resultado da passagem de mercadores que vinham de São Luís e aportavam em Primeira Cruz com destino à cidade de Tutóia.

    De imenso potencial turístico, de rara beleza, porém de difícil acesso, pois existe um pequeno trecho de 33 quilômetros de areia fina até chegar a entrada da cidade, onde o Rio Alegre faz o papel de anfitrião. O turismo desenvolvido atualmente na cidade está na sua fase inicial, razão da qualidade de conservação de seus atrativos. Os visitantes que se deslocam até Santo Amaro sabem que as rusticidades deste roteiro fazem parte da beleza deste lugar.

    Mais Informações: Onde Dormir  Onde Comer
  • Tutóia, MA
    Coordenadas: Mapa
    Estado: MA
    Área: 1.489 km²
    População: 43.983 hab
    Densidade Demográfica: 29,5 hab/km²
    Principal Economia: Serviços
    Saiba mais:

     

    Mais Informações: Onde Dormir  Onde Comer

A Rota

Fique de olho & Viaje tranquilo na Rota

  • Leve roupas leves,repelente, óculos de Sol, chapéu, muito protetor solar,
  • Em sua viagem terá trechos embarcado e/ou em veículos off-road, malas grandes não são recomendáveis.
  • Procure tomar muita água.
  • Escolha serviços credenciados e empresas legalizadas. Nos casos de hospedagem, agencia de turismo, transportadoras e guias de turismo, o registro no Ministério de Turismo (CADASTUR) também deve ser exigido.
  • Em algumas localidades não existem agências bancárias e o uso do cartão de crédito é restrito. Fique atento e peça orientações ao seu guia!
  • Ande sempre com sua identificação. Evite andar com o passaporte, em caso de perda, comunique imediatamente à polícia.
  • Peça sempre o contrato de prestação de serviços, antes de assinar qualquer documento leia-o atentamente para certificar-se de que todas as cláusulas estão claras.
  • Solicite sua nota fiscal.
  • Siga as orientações de segurança dos condutores contratados.

Carregando...

© 2010 Todos os direitos reservados. All rights reserved. produzido pela cjflash